menina em dúvida

Imagem: Nicola Giordano para o Pixabay.

 

Digamos que registrar domínio é o primeiro passo na construção do site, isso porque domínio nada mais é do que a URL, o endereço que as pessoas vão digitar no navegador para acessar a sua página.

Vamos de exemplo? Então vamos! Aqui na Origgami registramos www.origgami.com.br, ou seja, ao colocar o endereço no navegador, você vai cair no nosso site. :D

mostrar acesso registro domínio

Eu sei que num primeiro momento registrar domínio pode parecer algo técnico demais, mas desencane! Sim, porque é tão simples quanto fazer qualquer compra online.

Gravei um passo a passo molezinha e vou colocá-lo abaixo, mas antes, se você ainda estiver com alguma dúvida sobre domínio, te aconselho a assistir ao vídeo “O que é um domínio”, do próprio registro.br. ;)

E como faço o registro .com?

Basicamente mostrei como registrar um domínio a partir do registro.br, que é, digamos, a entidade oficial de registros de domínios no Brasil. Mas hoje em dia é possível registrar domínio a partir de outros locais, principalmente empresas de hospedagem.

Da mesma forma é o registro .com, ou seja, não existe um único lugar para a realização desse registro, mas aconselho o whois.com – e acredito que seja o principal.

PS: Por lá a mecânica é igualzinha a do registro.br, então você primeiro vai buscar o domínio e, se o mesmo estiver disponível para registro, basta realizar o cadastro e depois o pagamento.

Pode dois domínios num mesmo site?

arnaldo cesar coelho isso pode

Se o Arnaldo disse que pode, quem somos nós, não é mesmo? :P

Pode sim, inclusive se você colocar “www.origgami.com” no seu navegador também vai cair no nosso site.

Não vou me aprofundar tecnicamente em como redirecionar os domínios, mas no vídeo abaixo você encontra um tutorial:

 

#FICAADICA Se você mesmo quiser redirecionar seu domínio e o vídeo acima ficou vago demais, procure no Youtube tutoriais a respeito. Numa busca simples de “como redirecionar domínio” encontrei vários resultados legais. ;)

PS: E se não quiser meter a mão na massa, busque um profissional (estamos aqui pra isso :D).

Alguns “bizús” importantes:

Registrar domínio é bem baratinho, R$ 40,00 por ano se for o .com.br. Por isso, quando for registrar, aconselho a fazer o registro por dois ou mais anos. Não é nem pelo descontinho – é bem pouquinho mesmo -, mas para você no ano seguinte não correr o risco de esquecer de renovar.

Se você for registrar um domínio e o mesmo já tiver sido registrado, paciência. Mas você consegue pesquisar quem fez o registro, e, conforme for, entrar em contato e negociar uma mudança de titularidade. Fiz um tutorial abaixo para te mostrar como realizar essa pesquisa:

 

E já que falei em mudança de titularidade, adianto que dá um certo trabalho, viu? Sim, porque tem que preencher formulário, gerar carta de solicitação, etc. Vou colocar abaixo as instruções contidas no registro.br, mas se você CLICAR AQUI já cai certinho dentro da página.

mudança de titularidade registro de domínio

Sobre esse último bizú, o de mudança de titularidade, acontece muito – muuuito – profissionais que registram o domínio para o cliente e acabam ficando como titulares do mesmo. Não acredito que seja por maldade porque aqui na Origgami já aconteceu, mas fato é que depois o processo de mudança de titularidade se faz necessário, e, como disse, ele é bem chatinho.

Então a dica é você mesmo registrar seu domínio, até porque, depois deste post, você certamente não tem mais nenhuma dúvida. :D

Espero ter ajudado.

Abs.,

Raphael Paim.