Plift Ploft Still, a porta se abriu! :P

 

Vou começar este post com uma historinha:

José tem um website e não faz a mínima ideia de como se mexe. O profissional que criou sempre lhe atendeu superbem, mas, de um tempo pra cá, não tem respondido aos chamados.

Por causa disso, José entrou em contato com outro profissional, que por sua vez lhe disse que, para conseguir ajudar, deveria receber os acessos do painel administrativo do site, do servidor de hospedagem e do registro de domínio.

José não faz a menor ideia do que esse novo profissional está falando.

E agora, José?

Guarde bem as suas senhas

Praticamente tudo hoje em dia tem senha, então lembrar de cada uma delas é difícil pra caramba. E ainda existem senhas que normalmente a gente nem sabe que precisam ser guardadas, mas que são super ultra mega importantes.

Servidor de hospedagem e registro de domínio são exemplos do que estou falando. Isso porque, quase sempre, esses acessos ficam 100% no controle do especialista técnico, o que não é nada legal.

Não estou aqui dizendo que você não deve confiar no prestador de serviço que contratou, mas não custa nada ter as senhas guardadas, mesmo que não as use com frequência – ou nunca.

Método simples (e infalível)

Quando uma visita vem até minha casa é um deus nos acuda; acordo cedo e faço uma verdadeira faxina. Se for de surpresa, aí danou-se. O que quero dizer é que, assumidamente, sou desorganizado.

No entanto, incrivelmente, com senhas a coisa muda de figura. ODEIO QUERER ENTRAR E NÃO ACHAR A SENHA DAS COISAS!

Todas as minhas senhas, de website a Netflix, ficam anotadas no Google Drive – algumas até num caderninho :P, mas esse nem é meu “método simples (e infalível)”.

O meu método simples (e infalível) é tão… simples (e infalível). Eu mando tudo para mim mesmo por e-mail. Dããã!

Pensa só: nada é mais prático do que entrar no e-mail e digitar na barra de busca “senha do [nome da coisa]”.

Resumo da ópera

Procure saber sobre todas as senhas do seu website, como servidor de hospedagem, registro de domínio, painel administrativo e e-mails. Guarde-as!

E se para o funcionamento do seu website você precisa de outros serviços, como intermediador de pagamento e disparo de newsletter, tenha essas senhas guardadas também.

Você não precisa estar no controle de tudo, mas ter o controle quando quiser é essencial.

Abs.,

Raphael Paim.