wordpress-plugins

Não escondemos de ninguém o quanto amamos o WordPress. Não é a toa, pois a plataforma é gratuita e ao mesmo tempo tão completa que apresenta várias vantagens para o desenvolvimento web. E muito do sucesso do WordPress vem de sua imensa comunidade, hoje são aproximadamente 100 milhões de sites que utilizam a plataforma no mundo inteiro. Ou seja, não estamos sozinhos nesta paixão avassaladora. Nós, fãs de carterinha do WP, costumamos dizer que a plataforma é para quem quer trabalhar e não brigar com softwares.

Apesar de tamanha grandeza, há quem ainda confunda o WordPress com uma ferramenta restrita aos blogs. Absolutamente não tem nada a ver! Aqui na Origgami, por exemplo, usamos o WordPress para desde sites institucionais simples até e-commerces de primeira linha, sem falar de programas mais complexos de gerenciamento de empresas. Sim, já utilizamos o WP para isso também :) Enfim, o WordPress já foi e é o nosso parceiro em muitas viagens.

Bom, mas vamos ao motivo do post:

Dentro do WordPress existem milhares de plugins que quebram uma árvore inteira para nós desenvolvedores e, consequentemente, para nossos clientes também. A maioria desses plugins são gratuitos, mas até os pagos possuem versões free, mesmo que limitadas. Toda vez que fazemos um site, seja ele grande ou pequeno, costumamos ser fiéis à alguns desses plugins, então por isso fizemos um TOP 5 com os que achamos indispensáveis.

Mas, antes da lista, vale dizer que vários outros não serão lembrados, infelizmente. A tarefa de selecionar apenas 5 é árdua, então “esquecer” um ou outro faz parte, ok?!

Lá vai a lista:

mailchimpMAILCHIMP FOR WP

O Mailchimp é um serviço de newsletter, um dos mais famosos que existem. Usamos e abusamos dele na Origgami para nos comunicarmos via e-mail marketing. O legal do Mailchimp é que ele é fácil, prático e eficaz. Dentro dele montamos nossas listas de e-mails, podemos utilizar alguns templates para ajudar na montagem das artes e efetuamos o disparo. Depois ainda conseguimos um relatório de quem abriu o e-mail, quem clicou nos links, etc. Fantástico!

No caso do Plug-in Mailchimp for WP, o que ele oferece é uma integração bem básico, mas muito importante. Ele insere os usuários que se cadastram na newsletter diretamente no serviço do Mailchimp, fazendo com que não seja necessário escrever uma única linha sequer de código.

analyticsANALYTICS BY YOAST

Saber sobre dados estatísticos do seu site é sempre muito importante, e o Google Analytics é perfeito para isso. A ferramenta mostra não só métricas simples como o número de acessos, mas páginas de entrada, de saída, mais visitadas, etc.

O Analytics by Yoast facilita a integração do site com a ferramenta do Google, agilizando o processo. Ou seja, com esse plug-in bastam alguns cliques para a integração ser efetuada de forma completa.

yoastYOAST SEO

Não há uma maneira rápida de estar no topo dos sites de busca, a não ser via AdWords, pagando. Porém Você gostaria de deixar o seu site bem posicionado no Google, certo? Com esse plug-in você tem a certeza de que estará caminhando para isso. Ele te permite taguear o conteúdo do site, indicando se as palavras-chave estão sendo usadas corretamente. Além disso, outras funcionalidades também são importantes. Uma delas é instalar automaticamente a tags open graph, que permitem que o site possa se comunicar com as redes sociais de maneira correta.

w3W3 TOTAL CACHE

Ninguém gosta de site lento, principalmente o Google. Esse plug-in deixa os sites mais rápidos, fazendo com que o usuário tenha uma melhor experiência de navegação pelas páginas. AH, e ainda por cima melhora o SEO, já que os sites de busca adoram sites de carregamento rápido.

bpsBULLETPROOF SECURITY

Melhora a segurança do site, por exemplo: caso alguém tente invadir seu site por “força bruta”, será bloqueado caso erre os dados de acesso por mais de 3 vezes. Um outro exemplo é que ele evita ataques de DDOS, ou seja, bloqueando uma enorme carga de acessos maliciosos, que geralmente derrubam o site. Fora os dois exemplos citados, ainda há proteção contra spam e outros tipos de ataque.

Antes de fechar, vale uma menção especial para o WOOCOMMERCE. É um plug-in de e-commerce absolutamente fantástico. Prometo que em breve falarei do quanto o amo e quero casar com ele de seu leque de utilidades, mas enquanto isso dá para vocês acompanharem uns posts mais técnicos que o Pablo fez sobre o Woocommerce e que ajudaram muitos desenvolvedores.

É isso.

***Caso tenham plugins indispensáveis para vocês, comentem aqui!***