origgami_wordpress_wallpaper

O WordPress é uma das melhores plataformas – se não a melhor – para a criação de sites. Dito isto, vou, através deste post, tentar de uma vez por todas desmistificar alguns “achísmos” comuns sobre o WordPress, principalmente o que trata sobre o seu uso exclusivo para blogs e pequenos sites institucionais.

Para início de conversa, preciso dizer que grandes empresas utilizam o WordPress em seus grandes sites. Posso citar como exemplo National Geographic, Ford, R7, CNN, Ford, USP, Globo.com, entre outros. Isso prova que o WordPress tem potencial, além, é claro, de ser altamente personalizável. Não é a toa o CMS (Content Management System) mais popular do mundo.

E já que mencionei o “altamente personalizável”, vale dizer que não há qualquer tipo de limites para a criação de sites em WordPress. Por que estou frisando isso? É que vira e mexe as pessoas me perguntam – muito por ainda relacionarem fortemente o WordPress com criação de blogs – se determinadas ideias que tiveram podem ser realizadas em WordPress. Sempre respondo que sim, e que a única coisa que ainda não pode ser feita com a ferramenta é café.

Mas vamos prosseguir o papo.

Painel de controle do site da Origgami.

Painel de controle do site da Origgami.

Quando falo em WordPress não posso me esquecer de citar toda a parte intuitiva que está por trás da plataforma. Aliás, este é um ponto muito importante, até porque vejo muitas pessoas que dependem eternamente de técnicos para a realização de edições simples em seus sites, coisa que com o WordPress não seria problema.

A minha primeira experiência com um painel administrativo de WordPress ilustra bem a facilidade que quero que o leitor compreenda. Seguinte:

Os primeiros projetos da Origgami foram com o WordPress, e como minha função é a de fazer o meio-campo com o cliente, tive que aprender tudo o que ele normalmente me perguntaria. Com isso, as tarefas finalizadas pela equipe técnica caíam para que eu testasse.

Achei tudo tão didático que de teste em teste me sentia cada vez mais seguro para explorar a plataforma sem qualquer tipo de risco ao trabalho. E explorei, explorei e aprendi coisas por conta própria, ou consultando fóruns na internet – Ah, a facilidade em encontrar tutoriais também é um ponto muito positivo do WordPress. Praticamente tudo o que se procura é achado.

Lojas virtuais

Falei lá no início do post que o WordPress não se limita a blogs e pequenos sites, certo? Só que não é apenas isso. Com o WordPress é possível fazer até mesmo e-commerces, principalmente por conta da ferramenta Woocommerce.

Veja algumas lojas em WordPress que saíram aqui da Origgami:

gumpp-post

funky-post

junkz-post

 

Numa rápida pesquisa pelo Built With é possível ver dados estatísticos legais sobre o Woocommerce. Sua popularidade, por exemplo, também impressiona, tanto que atualmente  este plugin do WordPress é o mais utilizado em e-commerces de todo o mundo. Veja no gráfico abaixo:

grafico-woocomerce

Em resumo, não se sinta preso quando o WordPress lhe for sugerido como solução. Pelo contrário. Sinta-se aliviado com uma plataforma robusta que vai lhe ser útil para todas as ideias que possui. E se precisar de qualquer tipo de ajuda, relacionada ao WordPress ou não, entre em contato conosco que será um prazer ajudar.

Valeu!