wordcamp3

Rolou no último sábado, dia 20, a WordCamp RJ, uma conferência anual para usuários do WordPress, sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) mais popular do mundo. A Origgami esteve lá em peso, e todos saíram muitos satisfeitos com tudo, desde a organização até o conteúdo apresentado nas palestras  – sem falar dos petiscos servidos no coffee break =)

Combinei com o Pablo dele depois fazer um post mais técnico sobre o evento, até porque o cara marcou presença do início ao fim, anotou tudo em seu celular de energia infinita (fico bobo como só a minha bateria acaba), e encontrou o Cláudio Sanches, que na idolatria está para ele assim como Ronaldo e Rivaldo estão para mim.

Mas não vou deixar um assunto tão importante quanto o WordCamp RJ passar batido, então por isso enumerei as três palestras que mais gostei. Só que, antes de citá-las, vale dizer que o fato de se fazer uma seleção não significa que os que não entraram nela foram ruins. E no título do post coloquei  “top 3 injusto” porque não consegui assistir todas as palestras. Ou seja, de repente teve alguém que mandou bem pra caramba e eu apenas não vi.

wordcamp2TOP 3 palestras mais legais:

Rodrigo Primo – Não o conhecia, e também desconheço a parte técnica da coisa. Ou seja, a principio pensei que só fossem me interessar as palestras de conteúdo. Quando ele subiu ao palco para falar sobre “Introdução ao WP-CLI”, confesso que pensei em levantar para dar uma volta. Mas ainda bem que não fiz isso. O jeito de falar tranquilo e o claro conhecimento sobre o que estava apresentando fizeram o cara mandar bem demais.

Flávio Lamenza, Carlos Alberto Ferreira, Mauro Amaral, Denise Dambros e Nick Ellis – Foi uma palestra boa porque os caras são feras na produção de conteúdo. Falaram, dentre muitos assuntos, de paixão e paciência, coisas que são fundamentais na área. O Flávio Lamenza, criador do Chongas e produtor executivo do Kibe Loco, merece até um destaque um pouco maior porque conseguiu ser engraçado dentro do contexto. Digo, respondeu bem os temas levantados, com bom humor e sem ser bobalhão.

Rafael Funchal Outro que não conhecia, e que falou sobre “Newsletters no WordPress”. Foi um assunto que realmente estava querendo saber mais. Uma pena que a palestra tenha durado só 15 minutos, mas pelo menos ouvi coisas que certamente vou pesquisar durante a semana.

Bom, já falei o suficiente para o WordCamp RJ não passar batido. Antes de fechar o post, algumas observações:

  • As palestras foram filmadas, daí acho (é acho) que depois a organização vai disponibilizar no site. Vale a pena ficar ligado lá.
  • O Pablo depois vai falar sobre a WordCamp RJ mais tecnicamente. Só que esse “depois” deve ser depois mesmo, isso porque o cara está atoladão aqui dentro.
  • Acabo de inventar o termo “network de guerrilha” pra classificar a galera que força a barra querendo conversar com todo mundo. Não conseguem nada porque são chatos pra caramba!
  • Bem honesto pagar R$ 35,00 no ingresso. Além de valer muito a pena só por conta das palestras, a galera ainda saiu de lá com bolsa, camisa, caneca, bottons, adesivos, squeeze, fone, caneta, lápis…

Público compareceu em grande número ao WordCamp RJ

Imagem: Facebook do WordCamp RJ