Você já recebeu um e-mail marketing e ficou se perguntando se tal ferramenta funciona ou o que fazer para enviar também? Então, respondendo rapidamente às questões, sim, funciona que é uma beleza, e disparar para os seus clientes é mais fácil do que você imagina.

Bom, sobre resultados, o site ExtractTarget fez uma pesquisa sobre a utilização de newsletters nos EUA, e o resultado rendeu estatísticas bem interessantes. Veja:

– 56% das empresas pretendem aumentar o uso de e-mail marketing neste ano.
– 44% dos destinatários fizeram pelo menos uma compra estimulados por e-mail promocional.
– Cerca de metade de uma lista de e-mails é composta por usuários ativos, que em algum momento abrirão a mensagem ou clicarão em um link.
– Para cada dólar investido em e-mail marketing, há retorno de US$ 44,25.
– 82% dos consumidores abrem e-mails enviados por empresas.

“Pô, mas esse estudo aí foi baseado nos EUA e não aqui no Brasil”

Ok, você tem razão. No entanto, também existem estudos no nosso país que confirmam a eficiência do disparo de newsletters. Um desses estudos foi da Return Path, que concluiu o seguinte: 67% dos emails brasileiros chegam à caixa de entrada dos destinatários, sendo que mais de 50% das mensagens são lidas, principalmente através de dispositivos móveis (olha a importância do responsivo aí :D).

Agora que já te provei que e-mail marketing é um dinossauro que está longe de ser extinto, vou responder à outra questão lá do início do post, sobre o que fazer para enviar e-mails também.

Em primeiro lugar, jamais utilize a sua conta pessoal de e-mail para escrever uma mensagem e disparar para dezenas ou centenas de pessoas. Tem muita gente que faz isso ainda, e o ruim é que há riscos de suas mensagens caírem como spam ou então seu e-mail cair numa blacklist. Se isso acontecer, aí ferrou!

Procure uma ferramenta especializada em disparos de newsletter. O Mailchimp (#ficaadica), por exemplo, é legal porque permite disparos gratuitos para até 2.000 contas de e-mail. Outra ferramenta que conhecemos – e gostamos – é a Dinamize, que possui um custo honesto e o suporte é bem bacana (o Mailchimp é em inglês, já a Dinamize é brasileira). Mas, além dessas duas que recemendamos, existem outras como e-Goi, Get Response, etc.

“Quanto custa?”

Achei que você nunca fosse perguntar isso. Então, vou colocar aqui duas situações para você ter uma ideia:

Origgami – Nosso mailing tem cerca de 1.000 contas de e-mail, e, como não mandamos mais do que 1 e-mail por semana, utilizamos o Mailchimp de forma gratuita.

Cliente X – Um cliente nosso tem 15.000 contas de e-mail em seu mailing, e ele manda 3 e-mails por mês. O gasto dele na Dinamize é de cerca de R$ 205,00 mensalmente.

OBS.: Clique AQUI para ver os preços do Mailchimp ou então AQUI para entrar na área de contato da Dinamize e solicitar um orçamento.

Ainda sobre custos, é importante dizer que tanto o Mailchimp quanto a Dinamize possuem templates para você mesmo criar suas campanhas. Ou seja, com bom senso e paciência você vai conseguir dar os primeiros passos e mandar algo legal para os seus clientes. Mas, se você quiser algo mais rápido e profissional, pode contar com o suporte da gente aqui na Origgami. Podemos fazer todo o trabalho para você só colher os frutos ;)

IMPORTANTE!

Antes de fechar o post, deixo aqui uma dica muito importante: NÃO COMPRE LISTAS PRONTAS DE E-MAIL!

Essa dica é um assunto para outro post, e prometo fazer em breve. Mas, se você está muito inclinado(a) a comprar uma lista pronta, antes de pagar por isso deixe aqui uma mensagem. Prometo responder rapidamente com alguns contras.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa é só gritar aqui pelos comentários :O