Quem sabe o que o futuro nos reserva não é? Eu sinceramente nunca achei que fosse precisar proteger posts ou páginas por senha na minha vida, porém recentemente aqui na Origgami tivemos a ideia de cadastrar os tutoriais dos projetos dos nossos clientes dentro do nosso próprio site, que é feito em WordPress. Assim ficaria mais fácil a organização tanto para o cliente quanto para a Origgami.

password-key

Depois que estivessem prontos, bastaria enviar o link com um índice dos tutoriais para os clientes. E se algum deles precisasse ser alterado o processo seria simples como editar um post, e o cliente veria a mudança na hora.

Porém, com isso surgiu a necessidade de proteger o acesso desses posts, pois poderia não ser muito legal mostrar pro mundo como funcionam por dentro os sites dos clientes não é mesmo? Enfim, vamos ao que interessa.

Protegendo por senha usando o próprio admin

senhaUsando o próprio admin é bem fácil. Basta clicar no canto superior direito na opção visibilidade, e logo em seguida marcar protegido por senha e escolher uma senha.

É interessante lembrar que isso pode ser feito em posts, páginas e até custom post types. No entanto, você já imaginou que caso queira fazer isso com muitos posts, ainda por cima de uma só vez daria um certo trabalho!

E caso a proteção por senha fosse obrigatória no caso de um tutorial, a pessoa ainda por cima poderia se esquecer de colocar a senha, o que seria um problema.

Então chama o rapazinho da Internet pra resolver isso ué!

Protegendo por senha via programação

Proteger os posts por programação pode ajudar muito em alguns casos. Não é só a preguiça. As vezes a pessoa que criou o post em questão pode se esquecer de colocar a senha, ou então dependendo da quantidade, poderia ficar inviável colocar senha manualmente em todos os posts desejados. E fora isso, ainda é possível inventar uma regra que só a programação é capaz de realizar. Por exemplo, proteger por senha todos os posts de uma categoria específica, ou de tags específicas, ou que sejam de um custom post type X, ou posts que contenham determinadas palavras. A imaginação é o limite.

Nesse exemplo eu coloquei o necessário para proteger por senha um custom post type específico, que no caso teria o slug ‘tutorial’, e o que está comentado seria para proteger os posts de uma categoria com slug ‘protected’.

Basta colocar o código no functions.php

[gist id=”b6ebef644d93f8480b1955b4bed5b052″ file=”functions.php”]

Concluindo

O WordPress oferece muitas formas de se proteger um post por senha. Essas são somente algumas das maneiras mais rápidas. Mas dependendo do caso, poderia ser necessário que o usuário tivesse que se logar para ver o conteúdo, ou então que se cadastrar numa newsletter ou preencher uma série de campos diversos, enfim, novamente basta ter imaginação.

Está com dificuldades de fazer isso no seu site? Deixe seu comentário!

Precisa implementar uma solução mais complexa no seu projeto? Entre em contato! Nos explique suas ideias que nós fazemos para você