Tô com vontade de puxar a orelha de todo mundo que não possui uma organização mínima da sua base de clientes. #prontofalei :P
Guardar, pelo menos, nome, telefone e e-mail de quem já confiou na gente é um feijão com arroz que tem faltando no prato.
Como sei disso? Ultimamente tenho visto muitos com dificuldade até mesmo de montar um mailing para disparo de newsletter :/
Oportunidades dentro da base de clientes
É muito comum a gente tender por uma busca incessante por leads e deixar de lado nossa base de clientes, mas, na prática, quando vemos os números, quase sempre é mais fácil fechar serviços dentro da base de clientes do que com até então desconhecidos.
Na semana passada, por exemplo, sentei com o Medina para um teste baseado em duas ações simples:
- Listar todas as empresas que são ou já foram clientes da Origgami;
- Separá-las entre “clientes de um único contrato” e “clientes recorrentes”.
O resultado surpreendeu positivamente, pois apontou que 86% dos nossos clientes retornam para serviços futuros, número que ouso afirmar ser impossível atingir numa campanha de prospecção.
Com isso, deixo a pergunta: vale a pena queimar toda nossa energia apenas para prospectar novos clientes?
Infos para a base de clientes
Veja bem: não estou falando aqui pra você parar de prospectar, apenas pelo menos dividir seu esforço em ações para sua base de clientes. E aí o ponto de partida é ter todo mundo catalogado bonitinho.
Como disse lá em cima, guardar nome, telefone e e-mail é o básico do básico, então, se você já tem isso, ótimo. A partir de hoje colha outras informações para catalogar, como por exemplo:
– endereço;
– tipo de serviço prestado;
– data que o serviço foi prestado;
– orçamento/prazo;
– aniversário do responsável;
Com esses dados você poderá promover várias ações para “conversar” com sua base, desde um contato para revisão de serviço até um envio de cartão de aniversário.
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