Não é bacana ouvir respostas como “depende”, “talvez” ou “mais ou menos”, mas no caso da criação de site os profissionais não tem muita escapatória.
Ou seja, um site pode custar R$ 3.000,00? Pode. E R$ 10.000,00? Também pode!
O que difere um orçamento do outro é o tempo que designers, programadores e outros profissionais precisarão dispor para a conclusão do projeto. Por isso, ao perguntar um orçamento, o cliente precisa fornecer briefing com os detalhes, referências e funcionalidades do site.
O tal do briefing…
Nem sempre o cliente consegue explicar o que quer, e isso é absolutamente normal. Por isso, ao mesmo tempo que ele deve ter em mente que passar o máximo de informações possível contribui para o orçamento, o prestador de serviço também deve ajudá-lo com a sua experiência. É que criar um site envolve tecnologia, por isso as soluções são completamente mutáveis. Muitas vezes o que se aplicava há 2 ou 3 anos hoje pode ser feito de outra forma, mais barata e eficiente.
Quando o briefing sai de uma conversa, procuro sempre conseguir as respostas para as seguintes perguntas:
- Já existe uma identidade visual?
- Quais serão as páginas do site?
- Você possui referências?
- Existe algum prazo específico para o projeto estar pronto?
- Você consegue dar conta do conteúdo e me entregar a tempo?
Dependendo da conversa ou do tamanho do projeto surgem outras dúvidas, mas basicamente as principais que faço são essas.
Há ainda uma que é bem importante e ao mesmo tempo polêmica: Quanto você pode investir no projeto? Digo que essa é polêmica porque o cliente pode achar que revelando o valor que tem disponível o prestador de serviço pode acabar por cobrar o máximo que ele tem na mão. Na realidade a pergunta tem outra intenção, que é a de adaptar o projeto com o investimento disponível.
“Preciso fazer um site e a minha realidade é R$ 2.000,00. Dá para fazer?”
Talvez com esse orçamento não seja possível fazer um projeto totalmente personalizado, mas nem tudo está acabado. Talvez um template possa resolver o problema, ou até mesmo um site estático para ser usado temporariamente. Enfim, o cliente pode receber uma solução legal e o prestador de serviço pode lucrar, basta ambos usarem da criatividade, principalmente o prestador de serviço.
Outros custos
Vale dizer que a criação é apenas um dos custos para se ter um site. É que depois de pronto, para ser visível, o site precisa contar com infra-estrutura. Basicamente são 2 coisas:
- Registro de domínio – É o endereço que o usuário deverá digitar no navegador para cair na sua página. No caso da Origgami, por exemplo, foi registrado o domínio www.origgami.com.br. O custo disso é baixo, cerca de R$ 30,00 por ano, mas o proprietário não pode esquecer de estar sempre em dia, do contrário a página sai do ar e outra pessoa poderá comprar o domínio.
- Servidor de hospedagem – O servidor é quem armazena as informações do site, dos e-mails, etc. Não existe um preço fixado para essa contratação, varia de acordo com a necessidade de cada site (uns são maiores que os outros) e também com a empresa contratada. Para um site simples, por exemplo, o custo anual fica numa média de R$ 350,00.
…
Bom, agora que você já sabe os atalhos para saber o orçamento de um site, entre em contato com a gente. Temos a solução ideal para o seu negócio!
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