A pergunta do título é muito comum, e tanto comum no sentido de ser frequente quanto no sentido de ser compreensível que o cliente nos faça esse tipo de indagação. Eu, por exemplo, mesmo com o conhecimento que tenho por ser da área, também perguntaria o mesmo – afinal, que mal tem tentar um descontinho? – Mas o que vou explicar neste post é que a resposta da questão normalmente é “não” ou, quem sabe, um “talvez”. Obter um “sim” para desconto na hipótese de já ter um site é difícil, coisa que ocorre em casos bem específicos.

 

Para não tornar o post longo, vou explicar os motivos em tópicos. Veja:

 

  • Linguagem diferente: Não existe uma forma padrão de criação de sites. Aqui na Origgami a gente usa o WordPress para a criação de 99% da demanda, mas existem desenvolvedores que utilizam outros CMS ou códigos.

 

  • Profissionais diferentes: Continuar o trabalho de outro desenvolvedor é sempre complicado. E não tô falando que somos melhores do que A e B ou piores do que C e D. O que quero dizer é que pode existir formas diferentes de fazer a mesma coisa, e continuar o trabalho de alguém pode significar perder um tempão aprendendo tudo o que esse alguém já fez.

 

  • Tempo para aprender: Esse tempão que será perdido para aprender a linha de trabalho do outro profissional será contabilizado, e é um custo bem difícil de ser mensurado.

 

  • Assumir a responsa: Fazer alterações num site já pronto, mesmo que alterações pequenas, implica muitas vezes em tornar-se o responsável por todo o site. Ou seja, se algum tempo depois da nossa mexida algo de errado acontecer ao site, seremos responsabilizados, mesmo não tendo nada a ver com o problema.

 

“Mas então devo sempre refazer do zero meu site a cada alteração que julgar necessária?”

 

Não, não é isso.

 

 

Existem casos em que o trabalho do novo desenvolvedor será facilitado, então pode rolar um “descontinho” sim. E pô, não tem mal algum perguntar sobre isso, pois, como disse no início do post, eu também tentaria um abatimento. Mas pelo menos agora você já vai compreender melhor caso receba uma resposta negativa ;)

 

Fica a dica:

 

Se você esta lendo este post e ainda não tem um site, procure a ajuda de uma empresa séria ou de alguém que tenha disponibilidade para não só criar o site como também realizar a manutenção técnica do mesmo. Caso você não tome isso como MUITO IMPORTANTE, depois que o seu site estiver pronto vai acabar tendo que buscar outro profissional, caindo assim em toda a problemática relatada aqui no post.

 

Forte abraço :D