A pergunta que é título neste post é muito comum: como ser o primeiro no Google? Bom, não é um estalar de dedos, principalmente para quem está entrando agora na corrida, mas existem algumas técnicas.
“Caramba, Raphael! Você está falando em corrida… Por quê?”
Costumo fazer essa analogia porque a primeira página do Google é o prêmio máximo, então todo mundo persegue o mesmo objetivo.
Na Fórmula 1, por exemplo, o pódio tem apenas 3 lugares, certo? No Google a primeira página também é limitada, ou seja, apesar de todos buscarem, poucos vão conseguir estar lá. ;)
Google Ads
“E se eu pagar?”
Existem duas formas de estar bem colocado no Google: organicamente e através de anúncios.
Acabei de fazer uma pesquisa sobre “boné personalizado” e printei a primeira página. Veja só:
Repare que TODOS os resultados que aparecem na primeira parte da primeira página são anúncios. Isso significa que sim, se você pagar, vai ficar na primeira página.
Inclusive fazer anúncios no Google é bem legal, recomendo sempre, principalmente porque os resultados são bem fáceis de serem mensurados.
O x da questão é que dinheiro não dá em árvore, não é mesmo? Por isso, se o seu objetivo é ser o primeiro do Google, pagando você vai conseguir, mas isso não vai ser contínuo – uma hora a fonte seca. :D
ATENÇÃO:
Não vou perder muito tempo explicando como fazer um anúncio no Google Ads, do contrário este post ficaria gigante.
Melhor que isso é colocar o link do “como funciona” do próprio Google Ads. Então CLIQUE AQUI e tenha uma visão geral, veja como funciona e até mesmo detalhes sobre custo. ;)
Search Engine Optimization
Botei esse subtítulo bonitão aí pra mostrar que fiz CCAA. :P Brincadeira! Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de estratégias que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site nas páginas de busca.
Vou recorrer novamente ao resultado da pesquisa que fiz sobre bonés personalizados, ok?
No primeiro print que você viu ficou claro que na primeira parte da primeira página do Google foram exibidos apenas anúncios, mas, logo abaixo, apareceram os resultados orgânicos (empresas que não precisaram pagar absolutamente nada para estarem bem ranqueadas).
Repare no primeiro resultado: Poa Caps. Trata-se de uma empresa de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e eu estou no Rio de Janeiro…
“Quero ser igual a Poa Caps. Como faço?”
O SEO não é uma fórmula mágica, mas boas práticas que, se respeitadas, vão fazer o seu site ganhar posições na corrida que mencionei lá no início do post.
Algumas boas práticas para você se atentar
O conjunto de estratégias que chamamos de SEO é gigante, então recomendo pesquisas mais aprofundadas sobre o tema (Onde? No próprio Google, oras! :D). Mas vou colocar abaixo uma ferramentinha que uso muito no dia a dia:
Chama-se Test My Site, do próprio Google. Basta inserir o link no campo indicado e obter um relatório bem bacana. <3
Para acessar, CLIQUE AQUI.
Antes de fechar, vou colocar algumas técnicas mais básicas – e imprescindíveis – para você ficar de olho:
- Produzir o conteúdo do site de olho nas palavras-chave, ou seja, no que o usuário pesquisaria para chegar ao produto que você vende;
- Informação de qualidade sempre. Nada de sair colocando palavra-chave e é isso. Os algoritmos do Google valorizam tempo de leitura, taxa de retorno, etc.;
- Ainda em conteúdo, cuidado com plágio. Os “robozinhos” do Google facilmente de onde veio o conteúdo original, então plagiar não é uma boa prática;
- Quanto mais tráfego no seu site, melhor. Ou seja, o Google destaca melhor quem é mais popular. Use e abuse das redes sociais, faça anúncios… Tudo o que possa gerar tráfego para o seu site é válido;
- Seu site tem que ser responsivo, ou seja, ter uma boa navegabilidade em dispositivos móveis, como celulares e tablets.
- Tenha URLs curtas, limpas e fáceis de serem lidas pelos algoritmos do Google. Quanto mais amigável, melhor.
É isso. Espero te ver no topo do Google em breve. ;)
Abs.,
Raphael Paim.
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