Participo de dezenas de grupos no Facebook que possuem algum tipo de relação com desenvolvimento web, e ontem, num deles, uma baita discussão me chamou atenção: ensinar ou não ao cliente como gerenciar o seu próprio site.
Aqui na Origgami achamos que, se o cliente paga pelo site, merece saber tim tim por tim tim todos os detalhes de sua composição, e isso inclui saber gerenciar o seu conteúdo. Isso é tão óbvio, não? Só que fiquei decepcionado ao saber que não. Muitos profissionais possuem o pensamento pequeno de que “ah, mas aí ele não vai me pagar manutenção”.
A manutenção é algo necessário em qualquer site, mas não deve ser imposto como algo obrigatório. O cliente, sabendo ou não gerenciar o seu conteúdo, mais cedo ou mais tarde vai bater na porta do profissional em busca de mais coisas, isso desde que o trabalho lá na frente tenha sido bem feito.
Aos profissionais que vira e mexe nos visitam, duas dicas:
- Pensem o painel administrativo com o mesmo carinho que pensam o site. O cliente não é profissional, então é necessário que o admin seja bastante intuitivo. Talvez o macete seja fazer a parte de trás para que suas próprias mães consigam mexer. Se conseguirem isso, ótimo, o cliente não terá problemas!
- Quando o trabalho estiver concluído, gravem suas telas (na Origgami usamos o Camtasia) explicando todas as funcionalidades do painel administrativo. Depois, subam o vídeo para o Youtube (preferencialmente como não-listado) e mandem o link para o cliente. Vocês perderão NO MÁXIMO 20 minutos, enquanto que o cliente terá um ótimo guia para mexer em seu próprio site.
Na discussão li coisas como: “se compro um carro a loja não me ensina a dirigir”. Isso só exemplifica ignorância e inflexibilidade, e nada tem a ver com prestação de serviço. Lembrem-se que desenvolvedores web não faltam no mercado, então um trabalho bem feito é fundamental para sair na frente.
Deixar um comentário