Ter um site não vai resolver os seus problemas

Um bom site ajuda muito, é claro. No entanto, um conjunto de ações a longo prazo são fundamentais para o sucesso!

static-bannerO título deste post deve soar chocante para a maioria das pessoas, principalmente porque ele está no blog da Origgami, que tem foco em desenvolvimento de sites. Mas a verdade precisa ser dita: um site, sozinho, não opera os milagres que as pessoas imaginam.

“Ué, Raphael, mas no seu último post você falou que ‘ter um site é essencial é não moda‘”.

Sim, e sigo dizendo que um site é essencial para qualquer tipo de empresa ou prestador de serviço, desde que 1) seja bem feito (em vários sentidos); e 2) que depois de lançado o mesmo não seja esquecido. Em resumo, o trabalho contínuo é o grande segredo do sucesso. Fazer um site só por fazer não é garantia de retorno.

Existe um ditado, que com certeza você já ouviu, que diz assim: “em time que está ganhando não se mexe”.

Mexe sim, claro que mexe!

Muitos que estão ganhando acabam acomodados, param no tempo e logo são ultrapassados. Essas pessoas só se dão conta do prejuízo quando de fato notam algum tipo de prejuízo, principalmente financeiro. Nessas ocasiões, geralmente a primeira coisa que fazem é voltar os olhos para a internet, afinal de contas é onde todo mundo está.

Até aí, tudo bem. Um outro ditado diz que “antes tarde do que nunca”, e nesse sim eu acredito. Mas, ainda sim, não se pode esquecer que a concorrência está há mais tempo na internet, gerando conteúdo, criando público, etc. Ou seja, para retomar a ponta é necessário, no mínimo, realizar o mesmo tipo de trabalho, durante a mesma quantidade de tempo.

É por isso que digo que ter um site não vai resolver os seus problemas. Mas se bem feito e junto com outros trabalhos de marketing digital – presença em mídias sociais, e-mails marketing, conteúdo em blog, etc. – com certeza a dianteira estará de volta dentro de um médio/longo prazo.

Fecho este post com mais um ditado (o último, prometo): “dê tempo ao tempo”.

Tenha sim um bom site, mas realize um trabalho contínuo em cima dele. No começo pode parecer chato ter muito trabalho (ou investir muito) para uma audiência extremamente pequena, mas lembre-se que todo artista começa com pequenas plateias.

Bons negócios!

Ah, e no que precisar, conte com a Origgami para impulsionar o seu negócio. Somos especialistas em criação e manutenção de sites, blogs e e-commerces, e temos soluções como criação de conteúdo, e-mails marketing, presença em mídias sociais, e muito mais!