email-personalizadoSabe aquela coisa que parece boba mas não é? Então, neste post vou falar de e-mails personalizados. Quem nunca teve vontade de ter um e-mail, corporativo ou não, feito do jeito que quer? Se a resposta não é “todo mundo”, acho que a maioria das pessoas com certeza.

Aqui na Origgami, por exemplo, o meu e-mail é raphael.paim@origgami.com.br, mas também temos criado o contato@origgami.com.br, o vagas@origgami.com.br, e por aí vai.

“Tá, mas é complicado ter isso?”

Não, é muito simples, basicamente duas coisas: registrar um domínio e contratar um plano de hospedagem.

Registrar domínio:

O domínio nada mais é do que o endereço do site, ou no caso só do e-mail é o endereço que vai aparecer depois da “@”. Exemplo: “origgami.com.br” é o domínio que temos registrados para a nossa empresa.

Quer registrar um domínio? Entre no Registro.BR e, no campo de pesquisa, digite o endereço que você deseja registrar. O custo desse registro é bem baratinho: 30 reais por ano.

OBS.: Por motivos óbvios, não é possível registrar um domínio que já existe, ou seja, que outra pessoa/empresa já registrou. Exemplo: se vocês tentarem registrar “origgami.com.br” não vão conseguir. Irá aparecer que o domínio já está em nosso nome. Então se vocês quiserem algo que já foi registrado, infelizmente não vai dar. Muda o nome e tenta de novo, não tem jeito.

Plano de hospedagem:

Profissionais da área podem ficar com vontade de me matar por conta do exemplo que vou dar, mas este post é para quem não conhece muito do assunto, então o exemplo é bem válido sim (foi o único que fez minha mãe entender). Seguinte: não basta só registrar um domínio e pronto, tem que ter um lugar para poder guardar as informações do e-mail (ou do site, pois vale pra quem vai fazer um site também). Esse lugar chama-se SERVIDOR DE HOSPEDAGEM.

É caro? É barato? Isso, como diria Didi Mocó, “vareia”. É que se você precisar criar muitas contas de e-mail ou então tiver um site bem pesado, aí será necessário contratar um espaço maior. Normalmente a média de um plano básico, que é mais do que suficiente para quem está começando, fica em torno de 250 reais por ano (sempre digo por ano porque, como não é um preço alto, prefiro pagar por ano. Sai mais barato e não preciso ficar pagando boleto todo mês).

Exemplo que fez minha mãe entender – imagine um pendrive de 1GB, daí você quer colocar músicas nele, só que como ele tem pouco espaço, 10 músicas já ocupa tudo. Ou seja, ao invés de ter um pendrive de 1GB, que é básico e custa em torno de 20 reais, é necessário pagar um pouco mais caro e ter um mais robusto para suportar mais músicas. Com o servidor de hospedagem é a mesma coisa, só que ao invés de músicas são outros tipos de dados.

– Então o servidor é um grande pendrive? – perguntou minha mãe.
– Ahhhnn… (alguns minutos pensando) Sim, é isso aí mesmo!

Bom, é isso. Quem precisar de um help manda mensagem pra mim!